quarta-feira, 15 de maio de 2013

como se faz croché


breviaturas
As abreviaturas são usadas para os pontos de crochê e alguns procedimentos:
• corr - correntinha
• pb - ponto baixo
• mpa - meio ponto alto
• pa - ponto alto
• sp - espaço
• pt - ponto
• pbx - ponto baixíssimo
• rep - repita
• ult - último
• seg - seguinte.

Tensão
A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente antes de começar o trabalho, pois somente a tensão correta assegurará o tamanho certo da peça terminada. Antes de iniciar o trabalho, siga a recomendação dada na receita sob o título de "Tensão". A palavra tensão é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos dentro de uma medida fornecida. Esta informação é importante já que ela estipula o tamanho terminado da peça que você vai confeccionar. Como um exercício prático, sugerimos que você confira sua tensão como segue, Faça uma amostra com 25 corr e trabalhe 2 carreiras de pa. Coloque um alfinete em cada lado dos 15 pa centrais conforme ilustrado e meça a largura . Se a medida for maior do que 3 cm você deve trabalhar o ponto mais apertado. Se for menor do que 3 cm, você deve trabalhar mais frouxamente. Continue conferindo até conseguir a largura correta. Se necessário, troque a grossura da agulha para conseguir a tensão correta.

Correntinha da Volta 

Ao fazer modelos de crochê, você encontrará nas receitas, freqüentemente uma instrução " l corr, volte", ou "3 corr, volte". Isto algumas vezes acontecerá no fim de uma carreira, porém refere-se aos pontos que vão formar o começo da carreira seguinte. As carreiras de crochê variam de altura e estas correntinhas para voltar, possibilitam a crocheteira a começar a carreira seguinte com a agulha posicionada na altura correta.

Arrematando 
No fim das receitas, as instruções serão dadas para arrematar. Para fazer isto, corte o fio cerca de 5 a 8 cm do trabalho, puxe a ponta solta através da laçada restante na agulha e puxe o fio firmemente. Esconda ou cirza as pontas pelo avesso nas costas do trabalho cuidadosamente.


Iniciando 
Antes devemos saber como segurar a agulha e manusear o fio. Em crochê ambas as mãos são usadas, com a direita - ou a mão com que se trabalha - fazendo a maior parte do trabalho. A outra mão segura o fio e controla a tensão do ponto.

A.  

Segurando a agulha - A agulha pode ser presa por baixo da mão como mostra a foto A, ou nos dedos, como mostra a foto B. Experimente ambos os modos para descobrir que método é mais confortável para você. Note que nas fotos o gancho fica virado para baixo. 

B. 

Segurando o fio - A mão esquerda (ou a direita) controla o deslizar do fio do novelo e os dedos mantêm a tensão. Observe a foto C e enrole o fio ao redor e entre seus dedos conforme a foto, ao redor do 5º dedo, entre o 4º e o 3º, e por cima do indicador. Nós sugerimos que você segure o trabalho entre seu polegar e o indicador e regule a tensão do fio com o dedo médio. 

C. 

Canhotos - Pessoas canhotas usam algumas vezes a agulha de crochê em sua mão direita, particularmente se estão acostumadas a usar facas ou garfos naquela mão. Se você usar sua mão esquerda como a mão com que trabalha normalmente, poderá seguir as instruções e as imagens, encostando este livrete junto a um espelho.



Fazendo um Nó Corrediço 

Para começar o crochê você precisa de um nó corrediço na agulha. O fio é usado direto do novelo.

Fig 1 - Cruze a ponta do fio fazendo uma laçada, com o fio do novelo por cima, introduza a agulha e apanhe a parte comprida do fio.

Fig 2 - Puxe o fio através da alça para formar uma laçada.

Fig 1.  

Fig 2. 


Correntinha (corr.)

O primeiro ponto em qualquer modelo de crochê é a "correntinha básica". 

 

Com a agulha nesta primeira laçada, passe a agulha por baixo do fio, apanhe o fio e puxe-o através da laçada na agulha. (fig. 1) 

Fig. 1   

Assim fica uma correntinha feita.(fig 2) 

Fig. 2  

Continue a passar a agulha por baixo do fio, apanhe o fio e puxe-o através da laçada na agulha para fazer outra correntinha.(fig 3) 

Fig 3 
 

Faça as correntinhas, contando-as à medida que for trabalhado e movendo sua mão esquerda para mais perto da agulha de vez em quando para segurar a correntinha que você fez. Pratique, fazendo correntinhas até que cada corrente fique do mesmo tamanho das outras, para fazer um trabalho uniforme.
A partir de agora usaremos uma abreviatura para "correntinha" - "corr". Você será instruída como segue: faça 20 corr. 


Dicas sobre o trabalho
1 - À medida que cada correntinha é feita., mantenha os pontos que você acabou de fazer entre o dedo e o polegar da mão esquerda, junte à agulha. Quando cada laçada é feita, ela pode ser apertada com o levantar do dedo que regula a tensão do ponto. Assegure-se que a laçada não fique muito apertada - a agulha precisa sempre ter espaço para puxar a laçada através da outra laçada, facilmente.

2 - Ao contar as correntinhas, não conte o nó corrediço ou a laçada ainda na agulha (vide figura). 


3- Nas receitas todos os pontos de crochê são feitos, introduzindo-se a agulha por baixo das 2 laçadas superiores do ponto da carreira anterior, como na correntinha básica, a não ser que haja instruções ao contrário. A receita indicada se isto não for necessário.


Ponto Baixo (pb.)

O ponto baixo é um ponto muito útil que produz um trabalho compacto e de aspecto sólido, e é também uma boa base para a elaboração de pontos abertos. Para começar a carreira seguindo de pb, é necessário somente uma única corr para voltar a fim de deixar a agulha na posição da altura correta para começar a carreira seguinte. Faça 21 corr. 

 
O primeiro ponto é executado na 2ª corr. A contar da agulha.

Fig. 1 - Introduza a agulha através da corr. Assegurando-se de que a apanha 2 laçadas na agulha. Fio por cima da agulha. 

Fig. 1  

Fig 2 - Puxe o fio através da laçada. Existem agora 2 laçadas na agulha. Fio ao redor da agulha. 

Fig. 2  

Fig 3 - Puxe o fio para trás através de ambas as laçadas na agulha. Existe agora 1 laçada na agulha. 

Fig. 3  

Isto completa o primeiro Ponto Baixo (pb). Continue trabalhando em cada ponto como nas Fig 1 a 3 até o fim da carreira. Você terá 20 pb na carreira. 


Ponto Baixo - Segunda Carreira

Para estar preparada para começar a 2ª carreira, você precisa fazer uma única corr para obter a altura correta do primeiro ponto da carreira seguinte e chama-se Ponto de Correntinha de Volta.

Fig 4 - Faça uma corr (corr da volta). Vire seu trabalho ao contrário e continue trabalhando, mantendo a agulha na mão direita. 

Fig. 4  

Fig 5 - Introduza a agulha por baixo das 2 alças no alto do último ponto da carreira anterior. 

Fig. 5  

Continue trabalhando em cada ponto até o fim da carreira como nas Fig 1 a 3 e, então trabalhe novamente a Fig 4.

A última foto abaixo tem carreiras de Ponto Baixo feitas em tons laranja, com a textura compacta formando uma base pontos mais abertos. 





Meio Ponto Alto (mpa)

O Meio Ponto Alto é um ponto mais alto do que o Ponto Baixo e tem uma aparência mais texturizada. Devido à sua altura, são necessárias 2 corr. No início de uma carreira para a agulha ficar na posição correta para fazer o ponto seguinte. Faça 22 corr. 
 

Fig 1 - Fio ao redor da agulha (identificada daqui em diante com "laç" - laçada). Introduza a agulha na 3ª corr a contar da agulha (por baixo das 2 alças). 

Fig. 1  

Fig 2 - Lace puxe através da corr - 3 alças na agulha, laç.
Fig. 2  

Fig 3 - Puxe a agulha através de todas as 3 laç na agulha, deixando assim 1 laç na agulha. Isto completa o primeiro Meio Ponto Alto. 

Fig. 3  

O ponto seguinte e os pontos subseqüentes são trabalhados como segue: introduza a agulha no ponto seguinte e repita até o fim da carreira como as Fig 1 a 3. Você deverá ter 20 mpa em sua carreira.

Fig 4 - Faça 2 corr e vire o trabalho para o avesso, mantendo a agulha na mão direita.

Fig.4 



Meio Ponto Alto - Segunda Carreira

Faça agora o primeiro mpa na 2ª carr no alto (por baixo das 2 laçadas superiores) do último mpa da carreira anterior.

Fig 5 - Continue desta maneira até o fim da carreira, fazendo o último mpa no primeiro mpa da carreira anterior. 

Fig. 5  

Na foto ao lado, os mpa foram feitos na cor amarela. 




Ponto Alto (pa)

O Ponto Alto é um dos mais versáteis e úteis dos pontos de crochê. Eles ajudam a formar rapidamente um desenho e podem ser feitos em uma variedade de formações de pontos. Por causa de sua altura, são necessárias 3 corr no começo de uma carreira para alcançar com a agulha a posição correta para fazer o ponto seguinte.

Ponto Alto (pa)

O Ponto Alto é um dos mais versáteis e úteis dos pontos de crochê. Eles ajudam a formar rapidamente um desenho e podem ser feitos em uma variedade de formações de pontos. Por causa de sua altura, são necessárias 3 corr no começo de uma carreira para alcançar com a agulha a posição correta para fazer o ponto seguinte.

Faça 22 corr. 

O primeiro ponto é feito na 4ª corr a contar da agulha.

Fig 1 - Fio ao redor da agulha (laç) e introduza a agulha por baixo das 2 laç da corr. 

Fig. 1   

Fig 2 - Lace puxe a agulha para trás através das alças - 3 alças na agulha. Laç. 

Fig. 2   

Fig 3 - Puxe a agulha para trás através das primeiras 2 alças somente na agulha. Sobram 2 alças. Laç. 

Fig. 3 


Fig 4 - Puxe a agulha através de ambas as alças, completamente assim o 1º Ponto Alto. O pa seguinte é executado na seguinte corr, repetindo as Fig 1 a 4.

Continue desta maneira, fazendo 1 pa em cada corr até o fim. Você deverá ter 20 pa, contando as 3 corr do começo da carreira como 1 pa, 3 corr, volte. 

Fig. 4   

Fig 5 - Pule o primeiro pa e, então, faça um pa no pt seguinte.
Continue a fazer 1 pa em cada pa até o fim da carreira. 

Fig. 5   

Fig 6 - faça o último pa na 3ª das 3 corr da volta no começo da carreira anterior. 

Fig. 6   

Na última foto ao lado são mostradas carreiras de Ponto Altos feitos em verde escuro.




Grupos

Os pontos que você aprendeu até agora podem também ser executadas em grupos a fim de criar desenhos e efeitos interessantes. Um destes é o grupo (veja a foto ao lado).

Um grupo consiste de 2 ou mais pontos feitos de modo a serem unidos no alto. Neste exemplo, estamos fazendo grupos de "3 Pontos Altos".
Faça 23 corr. 

 

Carr Básica: Faça 1 pb na 2ª corr a contar da ag, * 2 corr, pule 2 corr, 1 pb na seg corr; rep de * até o fim da carr, 3 corr, volte, (7 espaços com 1 pb em cada lado).

Começando os Grupos - 1ª Carr: * laç, introduza a ag no espaço, laç e puxe, laç e puxe através de 2 alças na ag* (2 alças ficaram na ag); rep de * a * mais uma vez (3 alças ficaram na ag) e então rep de * a * outra vez (4 alças na ag) laç e puxe através de todas as alças na ag - 1 grupo feito, ** 2 corr, faça 1 grupo como antes no seg espaço; rep de ** até o fim da carr, terminando com 2 corr, 1 pa no pb no começo da carr básica, 3 corr, volte, (= 1 pa no começo da seg carr).

2ª Carr: * 1 grupo no espaço de 2 corr, 2 corr; rep de * até o fim terminando com 1 pa na 3ª das 3 corr, 3 corr, volte rep a 2ª carr para formar o padrão.

Na foto abaixo os grupos são executados em rosa. 



Crochê Circular - O emprego do ponto baixíssimo (pbx) 

Os pontos são trabalhados em um anel central. Para trabalhar as voltas e fazer o crochê circular, você precisa usar um ponto baixíssimo (chamado daqui em diante de pbx). Este ponto não dá altura ao seu trabalho ou muda a aparência do modelo. Ele possibilita você a unir as peças ou pontos juntos quase que invisivelmente, e é algumas vezes usado para levar o fio para um outro lugar diferente a fim de começar a carreira ou volta nesse lugar. Ele é o mais fácil dos pontos de crochê. 

 

Comece com 8 corr. Mantendo a laç na ag uma com 1 pbx como segue:

Fig 1 - Apanhe a outra extremidade da corr recém-feita, introduza a ag na 1ª destas corr e puxe uma laç através do ponto e da alç na ag - 1 pbx feito. 

Fig. 1 

Agora você pode começar a Primeira Volta.

Fig 2 - Faça 3 corr (isto leva a sua ag para a altura correta para fazer os pontos altos). Faça 15 pa no anel. 

Fig. 2  

Fig 3 - Faça 1 pbx como antes na 3ª corr no começo da volta para fazer uma união. 

Fig. 3 



Emendando outro fio

Esta técnica é usada para emendar fio de um novo novelo ou quando é necessário emendar outra cor no modelo.
Fig 4 - Deixe as ult 2 alças do ponto final na ag, solte o fio velho e apanhe o fio novo. 

Fig. 4  

Fig 5 - Puxe o fio novo através das 2 alças na ag. 

Fig. 5  

Continue a trabalhar com o fio novo.

Deixe cerca de 5 cm de cada ponta dos fios e costure estas pontas ao avesso do trabalho quando este estiver pronto. 



3 comentários: